martes, 24 de agosto de 2010

O que temos que fazer para que as nossas súplicas sejam aceitadas?

Enaltecer Allah e fazer preces a favor do Profeta (Sallah allahu anleyhi wa sallam)
O Profeta - Sallah allahu anleyhi wa sallam – disse: ‘Quando cada um de vos estiver a suplicar, ele deve pois iniciar com louvando Allah e glorificando-Lhe, posto isto, ele deverá fazer as preces a favor do Profeta - Sallah allahu anleyhi wa sallam. Só depois é que ele poderá fazer a Du’a que desejar.’ (Autenticado por Albani)

Du’a com os Maiores Nomes de Allah
O Profeta - Sallah allahu anleyhi wa sallam- ouviu alguem dizer (na sua prece): “Ó Allah! RogoTe, em virtude de facto de testemunhar (reconhecer) que Tu és Allah, não há mais divindade que merece ser adorada além de Ti, o Único, para Quem toda a criação se dirije para ajuda, aquele que não gera nem foi gerado, nada há de comparável a Ele!” Ele- Sallah allahu anleyhi wa sallam – comentou: ‘Este indivíduo rogou/suplicou a Allah com os Seus Maiores Nomes, com os quais se for solicitado, Ele dará, e se for suplicado, Ele responderá.” (Abu Daud, at-Tirmidhi)

Levantar as mãos (durante a súplica)
O Profeta- Sallah allahu anleyhi wa sallam- disse: “Na verdade, Allah é Tímido e extremamente Genoroso. Ele é Tímido quando o Seu servo levanta as suas mãos para Ele (em Du’a) em devolvê-las fazias, decepcionadas!” (Autenticado por Albani)

Colocar-se para direcção de Qiblah
Quando os Quaraich tormentaram o Profeta - Sallah ante a Qiblah e suplicou contra eles. (al-Bukhari)

Estar em estado de Wudhu (Ablução) (durante a Du’a)
Após a batalha de Hunein, o Profeta - Sallah allahu anleyhi wa sallam – solicitou a água, fez wudhu, e depois levantou as suas mãos e disse: “Ó Allah! Perdoa Ubayd ibn Amir.’

Chorar
Uma vez o Profeta - Sallah allahu anleyhi wa sallam – recitou alguns dos versículos de Al Qur’an, incluindo as asserões seguintes feitas por Ibraheem: “Ó Senhor meu, já se desviaram muitos humanos. Porém, quem me seguir será dos meus, e quem me desobedecer...Certamente Tu és Indulgente, Misericordiosíssimo!...” (Ibraheem: 36); e do Issa (Jesus) quando disse: “Se Tu os castigas é porque são Teus servos; e se os perdoas, é porque Tu és o Poderoso, o Prudentíssimo. ...” (al- Maidah: 118) Assim que acabou de recitar esses versículos, o Profeta - Sallah allahu anleyhi wa sallam - disse “Ó Allah! A minha Comunidade! E depois começou a chorar. Allah disse ao Anjo Jibril (Gabriel): “ ‘O Jibril! Vai até Mohammad- e o teu Senhor está inteirado de tudo- e pergunta-lhe o que lhe fez chorar?” Assim Jibril dirigiu-se ao Profeta - Sallah allahu anleyhi wa sallam – e perguntou-lhe. O Profeta - Sallah allahu anleyhi wa sallam- respondeu que ele estava a chorar em virtude da sua preocupação quanto aos seus seguidores, e Allah sabia porque estava a chorar, sem que tivesse perguntado a Jibril. Desta forma, Allah disse, “Ó Jibril! Vai até Mohammad e diz-lhe “Agradar-te-Emos a respeito dos teus seguidores, e não te faremos sofrer.” (Muslim)

Esperar o bem de Allah
“Então, Zacarias rogou ao seu Senhor, dizendo: Ó Senhor meu, concede-me uma ditosa descendência, porque Tu houves à todas invocações. (Al-Imran, 38) disse Zakariyya.

“Seu Senhor nos atendeu, dizendo: Jamais desmerecerei a obra de qualquer um de vós, seja homem ou mulher, porque procedeis uns dos outros. Quanto àqueles que foram expulsos dos seus lares e migraram, e sofreram pela Minha causa, combateram e foram mortos, absorvê-los-ei dos seus pecados e os introduzirei em jardins, abaixo dos quais corres os rios, como recompensa de Deus . Sabei que Deus possui a melhor das recompensas. (al-Imran, 195)

O Profeta- Sallah allahu anleyhi wa sallam- disse: “Façam Du’a quando estiverem convencidos de que as tuas Du’as serão respondidas.” (at-Tirmidhi)

Ele disse igualmente: ‘Que nenhum de vós morra sem portanto que tenha boa opinião de Allah.’ (Muslim)

Orar com humildade e temor
“E o atendemos e o agraciamos com Yahia (João), e curamos sua mulher (de esterilidade); um procurava sobrepujar o outro nas boas ações, recorrendo a Nós com afeição e temor, e sendo humildes a Nós. (Al-Anbiya, 90)

Fazer preces em tranquilidade
“Invocai vosso Senhor humílima e intimamente, porque Ele não aprecia os transgressores.” (al-Araf, 55)

Reconhecer os teus próprios pecados
O Profeta - Sallah allahu anleyhi wa sallam - disse: “Na verdade, Allah gosta de um crente que diz: “Não há mais divindade que merece adoração além de Ti. Cometi injustiça contra mim mesmo, portanto perdoa os meus pecados, porque ninguém mais perdoa os pecados além de Ti.’ Allah responde, ‘ Meu servo sabe que ele não tem nenhum outro Senhor que perdoa e castiga.!’ (Ahmad, Abu Daud, at-Tirmidhi)

Estar determinado na sua Súplica
O Profeta - Sallah allahu anleyhi wa sallam- disse: “Quando cada um de vós estar a súplicar, que fique determinaod e firme na sua súplica, e que não diga: “ Ó Allah perdoa-me se quizer”, porque ninguém há que pode forçar a Allah em fazer o que quer que seja.” (Muslim)

Fazer du’as com os Nomes e Atributos de Allah
“Os mais sublimes Nomes pertencem a Allaah; invocai-O, pois, e evitai aqueles que negam os Seus Nomes, porque serão castigados pelo que tiverem cometido.” (Suurah Al-A’raaf (7): 180)

O que quer que a pessoa esteja a pedir, haverá um Atributo e Nome Divino que é apropriado/correspondente que poderá utilizar.

Repetir a Du’a três vezes
O Profeta- Sallah allahu anleyhi wa sallam – repetia a sua súplicas três vezes como consta no hádice seguinte: ‘Ó Allah, Cabe-te a Ti (a retaliação) dos Quraich! Ó Allah, Cabe-te a Ti (a retaliação) dos Quraich! Ó Allah, Cabe-te a Ti (a retaliação) dos Quraich! (alBukhari and Muslim)

Iniciar a Du’a para si próprio
“Sabe, portanto, que não há mais divindade, além de Allaah e implora o perdão das tuas faltas, assim como das dos fiéis e das fiéis” (Muhammad 19)

Fazer preces a favor de todos os Muçulmanos
“Ó Senhos meu, perdoa-me a mim, aos meus pais e a todo fiel que entrar em minha casa, assim como também aos fiéis e às fiéis, e não aumentes em nada os iníquos, senão em perdição.” (Nuh 28Dizer ameen

Quando o Moisés orava para Allah a fim de castigar o Faraó, Harun dizia apenas ‘aameen atrás de Du’as de Moisés. Posto isto, Allaah disse:

“Disse-lhes (Allaah): As Vossas súplicas foram atendidaa; apegai-vos, pois, à vossa missão e não sigais as sendas dos insipientes.” (Yunus 89)

Fazer Du’a continuamente
O Profeta Sallah allahu anleyhi wa sallam – disse: “Quem quer que Allah responda as suas súplicas em tempo de dificuldade, deve então aumentar as suas súplicas em tempos de prosperidade!’ (at-Tirmidhi)

Pedir (em Du’a) Abudantemente
O Profeta Sallah allahu anleyhi wa sallam – disse: “Quando cada um de vós suplicar a Allah, ele deverá pois ser abundante (no que pedir) porque na verdade, ele está a pedir o seu Senhor.” (Autenticado por Albani)