miércoles, 21 de julio de 2010

Uma Descrição do Inferno (parte 2 de 5): Sua Aparência

Sua Localização

Não existe menção exata do Alcorão ou dos ditos do Profeta Muhammad que informem a localização do Inferno. Ninguém sabe o seu local exato, exceto Deus. Devido a algumas evidências lingüísticas e contexto de certos hadiths, alguns eruditos declararam que o Inferno está nos céus, e outros ainda dizem que está na parte mais profunda da terra.

Seu Tamanho

O Inferno é enorme e imensamente profundo. Nós sabemos disso de várias formas.

Primeiro, um número incontável de pessoas entrará no Inferno, cada uma, como descrito em um hadith, com o dente molar tão grande quanto uma pequena montanha.[1] A distância entre os ombros de seus habitantes também foi descrita como sendo equivalente a três dias de caminhada.[2] O Inferno abrigará todos os descrentes e pecadores desde o começo dos tempos e haverá espaço para mais. Deus diz:

“No Dia diremos ao Inferno: ‘Já estás repleto?’ E ele dirá, ‘Há mais ainda?’” (Alcorão 50:30)

O Fogo do Inferno é semelhante à uma usina que tritura milhares e milhares de toneladas de grãos e então espera que venha mais.

Segundo, uma pedra jogada do topo do Inferno levará um longo tempo para atingir o fundo. Um dos companheiros do Profeta, que Deus o exalte, descreve como eles estavam sentados com o Profeta e ouviram o som de algo caindo. O Profeta perguntou se eles sabiam o que era. Quando eles expressaram seu desconhecimento, ele disse:

“Aquela foi uma pedra jogada no Inferno setenta anos atrás e ainda está a caminho (do outro lado) do Inferno até agora.”[3]

Outro relato afirma:

“Se uma pedra tão grande quanto sete camelas grávidas fosse jogada da borda do Inferno, ela voaria através dele por setenta anos, e ainda assim não alcançaria o fundo.”[4]

Terceiro, um grande número de anjos trarão o Inferno no Dia da Ressurreição. Deus fala disso:

“E o Inferno será trazido nesse Dia...” (Alcorão 89:23)

O Profeta disse:

“O Inferno será trazido naquele Dia através de setenta mil cordas, cada uma sendo sustentada por setenta mil anjos.”[5]

Quarto, um outro relato que indica o tamanho vasto do Inferno é que o sol e a lua serão envolvidos no Inferno no Dia da Ressurreição.[6]

Seus Níveis

O Inferno tem vários níveis de calor e punição, cada qual reservado de acordo com a extensão da descrença e pecados daqueles que estão sendo punidos. Deus diz:

“Por certo, os hipócritas estarão nas camadas mais profundas do Fogo.” (Alcorão 4:145)

Quanto mais baixo for o nível do Inferno, maior é a intensidade do calor. Uma vez que os hipócritas sofrerão a pior punição, eles estarão na parte mais profunda do Inferno.

Deus se refere aos níveis do Inferno no Alcorão:

“Para cada um deles há escalões, de acordo com o que fizeram.” (Alcorão 6:132)

“Será que quem segue o agrado de Deus é como quem incorre na ira de Deus? Sua morada é o Inferno – e que execrável destino! Eles estão em escalões junto com Deus, e Deus é Onividente de tudo que fazem.” (Alcorão 3:162-163)

Os Portões do Inferno

Deus fala dos sete Portões do Inferno no Alcorão:

“E, certamente, o Inferno é o lugar prometido para todos eles. Ele tem sete portões. Cada um terá deles uma parte determinada.” (Alcorão 15:43-44)

Cada portão tem uma cota determinada dos amaldiçoados que entrarão por ele. Cada um entrará de acordo com seus atos e terá um nível do Inferno determinado de acordo. Quando os descrentes forem levados ao Inferno, seus portões se abrirão, eles entrarão e ficarão nele para sempre:

“E os que descreram serão conduzidos ao Inferno em grupos, até que, quando o alcançarem, seus portões abrirão e seus guardiões lhes dirão: ‘Não vos chegaram Mensageiros vindos de vós, os quais recitaram, para vós, os versículos de vosso Senhor e vos admoestaram do encontro deste vosso Dia?’ Eles dirão: “Sim, mas a palavra (do castigo) cumpriu-se contra os descrentes.’” (Alcorão 39:71)

Será dito a eles, após terem entrado:

“Entrai pelos portões do Inferno para morar eternamente, e que execrável é a morada dos arrogantes.” (Alcorão 39:72)

Os portões serão fechados e não haverá esperança de fuga, como Deus diz:

“Mas aqueles que renegam Nossos sinais são os companheiros da mão esquerda. Sobre eles haverá um Fogo cerrado.[7]” (Alcorão 90:19-20)

Além disso, Deus diz no Alcorão:

“Ai de todo difamador, caluniador, que junta riquezas e com deleite as conta. Ele pensa que sua riqueza o fará imortal. Não! Ele certamente será jogado no Triturador. E o que te faz entender o que são os Trituradores? É o fogo de Deus, eternamente aceso, que sobe até os corações. Por certo, será cerrado sobre eles, em colunas extensas.” (Alcorão 104:1-9)

Os portões do Inferno também são fechados antes do Dia do Juízo. O Profeta do Islã falou que eles fecham no mês de Ramadã.[8]

Seu Combustível

Pedras e descrentes obstinados são o combustível do Inferno, como Deus diz:

“Ó vos que credes! Guardai-vos a vós mesmos e a vossas famílias de um Fogo cujo combustível são os homens e as pedras...” (Alcorão 66:6)

“...então temai o Fogo, cujo combustível é homens e pedras, preparado para os descrentes.” (Alcorão 2:24)

Uma outra fonte de combustível do Inferno serão os deuses pagãos que foram adorados junto com Deus:

“Por certo, vós e o que adorais, além de Deus, sereis o combustível do Inferno. Nele ingressareis. Se estas (falsas) deidades fossem deuses, elas não ingressariam, mas nele serão eternos.” (Alcorão 21:98-99)

A Vestimenta de seus Habitantes

Deus nos diz que a vestimenta das pessoas do Inferno serão roupas de fogo feitas para elas:

“...Mas aqueles que descreram cortar-se-lhes-ão trajes de fogo. Sobre suas cabeças, entornar-se-á água escaldante.” (Alcorão 22:19)

“E verás os criminosos nesse Dia atados a grilhões. Seus trajes serão de alcatrão e o Fogo lhes cobrirá as faces.”(Alcorão 14:49-50)

[1] Saheeh Muslim

[2] Saheeh Muslim

[3] Mishkat

[4] Sahih al-Jami’

[5] Saheeh Muslim

[6] Tahawi em Mushkal al-Aathaar, Bazzar, Baihaqi, e outros.

[7] Baseado na explicação de Ibn Abbas (‘Tafsir Ibn Kathir’).

[8] Tirmidhi.


Anterior > Uma Descrição do Inferno (parte 1 de 5): Introdução

Póximo > Uma Descrição do Inferno (parte 3 de 5): Sua Comida e Bebida